SALGADO, Augusto e RUSSO, Jorge (2017) – “Arqueologia de um Episódio Naval da Grande Guerra: desenvolvimento e adaptação de métodos e técnicas”. Al-Madan. Almada: Centro de Arqueologia de Almada. 2.ª Série. 21: 76-85.

 

Resumo

Apresentação de projeto do Centro de Investigação Naval da Marinha portuguesa, dedicado a um episódio da Grande Guerra de 1914-1918, no qual o submarino alemão U-35 atacou e afundou um cargueiro à vela e três cargueiros a vapor na costa do Algarve, em 24 de Abril de 1917.

O veleiro foi procurado a mais de 650 m de profundidade, naquela que foi a primeira missão arqueológica submarina em grande escala técnica em Portugal. A localização de um dos vapores foi esclarecida, e a identificação dos outros dois foi comprovada.

Durante a pesquisa histórico-arqueológica dos três vapores, foi necessário desenvolver ou adaptar metodologias arqueográficas, criar um modelo analógico por impressão 3D, e identificar tripulantes em fotografias históricas, através da adaptação e aplicação de um algoritmo avançado em reconhecimento biométrico.

 

palavras chave: Arqueologia subaquática; Século XX; Prospecção arqueológica; Geofísica; Biometria.

 

[voltar ao índice]