CARDOSO, João Luís (2017) – “O Mais Antigo Registo Conhecido da Escavação de uma Estação Pré-Histórica em Portugal: São Torpes e a sua sepultura da foz da ribeira da Junqueira (Sines)”. Al-Madan. Almada: Centro de Arqueologia de Almada. 2.ª Série. 21: 132-141.

 

Resumo

Evocação do mais antigo registo conhecido da escavação arqueológica de um sítio pré-histórico em Portugal, dado a conhecer por José Leite de Vasconcelos, em 1897, com base em obra publicada por Estêvão de Liz Velho em 1746.

Dedicada à vida de São Torpes e ao sepulcro que lhe é atribuído junto à foz da ribeira da Junqueira, em Sines, essa obra e a descrição do achado são agora clarificadas através da leitura integral, pela primeira vez realizada, de um códice preservado na Biblioteca Nacional de Portugal.

Redigido em 1695, contém transcrição de manuscrito datado de 1591 que relata a intervenção num monumento megalítico e a recolha dos restos humanos atribuídos ao santo, associados a vários objectos arqueológicos, entre os quais uma placa de xisto decorada.

 

palavras chave: História da Arqueologia portuguesa; Megalitismo; Século XVI.

 

[voltar ao índice]