Ribeiro, Morgana Cavalcante e Lima Filho, Sebastião Lacerda de (2018) – A História Que Resiste: um estudo de caso acerca de remanescentes históricos edificados no Centro Norte Baiano (Brasil)”. Al-Madan Online. Almada: Centro de Arqueologia de Almada. 22 (2): 34-46. Disponível em https://issuu.com/almadan.

 

 
Resumo

 

Apresentação de estudo sobre estruturas históricas identificadas na região centro-norte da Baía, no Brasil. Trata-se de muros edificados com a técnica “pedra seca”, bastante comuns na região durante o período colonial e escravocrata. Os artefatos identificados nas imediações de um desses muros sugerem um contexto doméstico e uma cronologia situada entre a segunda metade do século XIX e o início do século XX.

O objetivo é divulgar à comunidade científica a existência destes sítios de caráter histórico, bem como documentar os resultados preliminares da pesquisa, os quais sugerem que a edificação dos muros teve um papel ativo na consolidação da ocupação colona na região, através da definição de domínios.

 

palavras chave: Arqueologia; Arquitetura; Cultura material; Século XIX; Século XX; Brasil.

 

[voltar ao índice]