ANTÓNIO, Telmo e CURATE, Francisco (2019) –“De Doenças Esporádicas Farei Algumas Histórias”: Gaspar Lopes Henriques de Chaves (1729-1796), médico do Partido da Vila de Almada”. Al-Madan Online. Almada: Centro de Arqueologia de Almada. 22 (3): 153-158. Em linha. Disponível em https://issuu.com/almadan.

 

 
Resumo

 

A partir de manuscritos existentes no Arquivo Histórico Municipal de Almada, as Observaçoens Médico Meteorológicas, os autores abordam a prática da Medicina em finais do século XVIII, um período marcado pelas contradições inerentes a uma transição de paradigmas epistemológicos.

Nestas Observaçoens, o médico Gaspar Lopes Henriques de Chaves, ainda definido por uma visão tradicional da Medicina, manifesta já preocupações que anunciam uma rutura com as abordagens empíricas. A sua prática médica em Almada, de que se analisam os registos correspondentes aos anos 1788, 1789 e 1792, é indissociável de um percurso de vida enquanto cristão-novo marcado pela perseguição, pelo exílio e, sobretudo, pela resiliência.

 

palavras chave: Análise documental; Século XVIII; História da Medicina; Religião; Inquisição.

 

[voltar ao índice]