FERREIRA, Teresa Cunha; BOTELHO, Maria Leonor e DIAS, Ricardo (2020) – “Entre «analógico» e «digital»: metodologias de levantamento, documentação e interpretação da Igreja de São Pedro das Águias (Tabuaço)”. Al-Madan. Almada: Centro de Arqueologia de Almada. 2.ª Série. 23: 106-113.

 

 
Resumo

 

Artigo que incide sobre o levantamento, registo e interpretação da Igreja de São Pedro das Águias (Tabuaço), com o objetivo de gerar uma ilustração documental para a Enciclopédia do Românico em Portugal. Fundação monástica do século XII, a igreja está classificada como Imóvel de Interesse Público e carateriza-se pela singular implantação sobre um maciço rochoso na margem do rio Távora.

A metodologia aplicada assenta em pesquisa arquivística e bibliográfica, no levantamento in situ com recurso a ferramentas analógicas (desenho e medições manuais) e digitais (fotogrametria, varrimento laser, topografia) e, por fim, na interpretação e desenho em computador com suporte de diferentes softwares (AutoCad, Metashape, ReCap Pro, entre outros).

 

palavras chave: Património; Igreja; Românico; Metodologia; Fotogrametria; Tecnologia laser.

 

[voltar ao índice]