FIGUEIREDO, João e SEQUEIRA, João (2021) –Millennials, ou… Os Professores que Odeiam os Alunos. Al-Madan Online. Almada: Centro de Arqueologia de Almada. 24 (2): 98-102. Em linha. Disponível em https://issuu.com/almadan.

 

Reflexão sobre as relações académicas entre professores e alunos, considerando o caso particular dos que acedem à Universidade com mais de 23 anos de idade e o contexto gerado pela crise pandémica de Covid-19.

Com base na sua experiência na licenciatura em Arqueologia da Universidade Nova de Lisboa, os autores reconhecem na Academia uma reprodução das relações de poder do mundo do trabalho, hierárquicas, menos viradas para um paradigma de meritocracia, e mais para o lado das redes oligárquicas.

A crise sanitária impôs a transposição de boa parte da actividade para ambientes online e veio transformar todo o ritual académico. Há quem ache fascinante. Há quem odeie este novo mundo.

 

Palavras-chave: Arqueologia; Formação; Deontologia científica; Covid-19.

 

[voltar ao índice]