Al-Madan e Al-Madan Online são duas vertentes de um projecto editorial do Centro de Arqueologia de Almada. Nos termos da Lei n.º 78/2015, de 29 de Julho, destinada a regular "a transparência da titularidade, da gestão e dos meios de financiamento das entidades que prosseguem atividades de comunicação social", o CAA efectua e publicita o seu registo de Transparência dos Media na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).
Al-Madan e Al-Madan Online têm objectivos complementares e convergentes:
– Al-Madan (ISSN 0871-066X; Registo de Imprensa 108 998; Depósito Legal 92 457/95), revista impressa para distribuição tradicional (venda directa e no circuito comercial). Inclui uma Iª Série, editada entre 1982 e 1986, e uma IIª Série, activa desde 1992;
– Al-Madan Online (ISSN 2182-7265), revista digital cuja edição se iniciou em 2005, em paralelo com o n.º 13 da revista impressa. É distribuída gratuitamente via Internet, através do sítio web da revista (http://www.almadan.publ.pt/) ou da plataforma ISSUU (http://issuu.com/almadan).
Ambos os suportes têm formato A-4 e são presentemente maquetados em policromia, tanto na capa como no miolo.
O volume impresso é encadernado por colagem e estabilizou nas últimas edições um miolo com 176 páginas. A edição é tendencialmente anual e a tiragem variável (300 a 500 exemplares nas últimas três edições). As edições de 2001 (n.º 10) e de 2002 (n.º 11) incluem CD-ROM complementares.
O volume digital tem tiragem tendencialmente semestral (Janeiro e Julho) e número de páginas variável, em função dos originais recebidos dentro dos prazos pré-definidos.
Al-Madan e Al-Madan Online são produzidas e distribuídas por uma equipa de técnicos da associação e de outros colaboradores voluntários.
Director e responsável gráfico: Jorge Raposo, licenciado em Antropologia, arqueólogo do quadro da Câmara Municipal do Seixal / Ecomuseu Municipal. Sócio do Centro de Arqueologia de Almada, integrou os seus órgãos sociais entre 1982 e 2010 (no Grupo Coordenador até 1992 e no Conselho Fiscal posteriormente), mantendo um empenhamento activo em vários projectos associativos.
Redacção:
Ana Luísa Duarte, licenciada em História, conservadora do quadro da Câmara Municipal do Seixal / Ecomuseu Municipal. Sócia do Centro de Arqueologia de Almada, integra a Mesa da Assembleia Geral.
Elisabete Gonçalves, licenciada em História, integra o quadro de pessoal do Centro de Arqueologia de Almada, de que também é sócia, membro do Conselho Fiscal e responsável pela área pedagógica.
Francisco Silva, licenciado em História, integra o quadro de pessoal do Centro de Arqueologia de Almada, de que também é sócio, membro do Grupo Coordenador e responsável pela área de Património.
VANESSA DIAS, licenciada em Arqueologia, é sócia do Centro de Arqueologia de Almada e integra o seu Grupo Coordenador.
Conselho Científico:
Amílcar Ribeiro Guerra, Doutor em Letras (História Clássica), Professor Auxiliar do Departamento de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Sócio do Centro de Arqueologia de Almada e investigador do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa.
António Nabais, licenciado em História e museólogo.
Luís Raposo, licenciado em História, arqueólogo do quadro Museu Nacional de Arqueologia.
Carlos Marques da Silva, Doutor em Paleontologia, Professor Auxiliar do Departamento de Geologia da Universidade de Lisboa. Sócio do Centro de Arqueologia de Almada, integrando a sua Mesa da Assembleia Geral, é também membro do Centro de Geologia da Universidade de Lisboa.
Carlos Tavares da Silva, arqueólogo, responsável pelo Centro de Estudos do Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal.
Cronistas permanentes:
Mário Varela Gomes, arquitecto e arqueólogo.
Amílcar Ribeiro Guerra (ver Conselho Científico).
Víctor Mestre, arquitecto.
Luís Raposo (ver Conselho Científico).
António Manuel Silva, arqueólogo do quadro da Câmara Municipal do Porto.
Carlos Marques da Silva (ver Conselho Científico).
Publicidade: VANESSA DIAS (ver Redacção)
Distribuição: Francisco Silva (ver Redacção)
Traduções:
Luísa Pinho, licenciada em Língua e Literatura Inglesa, tradutora profissional. Sócia do Centro de Arqueologia de Almada e colaboradora voluntária da associação.
Maria Isabel dos Santos. Professora de Francês como Língua Estrangeira, em França. Colaboradora voluntária do Centro de Arqueologia de Almada.
Para além de outras situações pontuais, Al-Madan e Al-Madan Online beneficiam dos protocolos de parceria e de apoio formalizados com as empresas Arqueohoje e Neoépica, respectivamente, no âmbito da campanha Vamos Manter a Al-Madan Impressa.