Al-Madan IIª série, n.º 14, Dezembro 2006

Dossiê “O ENSINO DA ARQUEOLOGIA E O PROCESSO DE BOLONHA” [27 páginas]

[coordenação Jorge Raposo]

 

APRESENTAÇÃO

 

Nas páginas seguintes, Al-Madan apresenta um conjunto de contributos para a reflexão sobre as transformações do ensino da Arqueologia, da História e de outras áreas ligadas ao Património, à luz da implementação do denominado “modelo de Bolonha”.

Um texto de enquadramento fornece informação genérica sobre o processo e aborda a necessária adaptação do Ensino Superior universitário e politécnico, público e privado, inventariando o tipo de oferta que hoje se disponibiliza aos estudantes interessados e o modo como estes estão a corresponder (vagas preenchidas, notas de acesso, etc.).

Completam o dossiê alguns textos de opinião e os depoimentos recolhidos junto de representantes dos estabelecimentos de ensino que promovem cursos de licenciatura nas áreas acima mencionadas, para explicitação das respectivas propostas pedagógicas.

[in p. 101]

 

[voltar ao índice]