Após a recente edição de mais um tomo semestral da Al-Madan Online [ISSN 2182-7265 -- N.º 27, tomo 2, Jul. 2024], a planificação editorial do Centro de Arqueologia de Almada terá como desenvolvimentos mais imediatos:
Al-Madan impressa N.º 27 [ISSN 0871-066X]: Novembro de 2024, com originais recebidos até ao final do mês de Julho de 2024;
Al-Madan Online N.º 28, Tomo 1: Janeiro de 2025, com originais a entregar até ao final do mês de Outubro de 2024.
Al-Madan Online e Al-Madan são edições complementares de um mesmo projecto editorial, mas reúnem conteúdos autónomos e prosseguem objectivos específicos.
A Al-Madan Online tem distribuição na Internet, através de duas vias: com informação de síntese neste mesmo sítio web e com a revista integral em acesso livre na plataforma ISSUU.
Salvo números esgotados, a Al-Madan impressa pode ser adquirida por venda directa do Centro de Arqueologia de Almada, que assegura a distribuição via CTT, com portes gratuitos em Portugal (ver Contactos). O pagamento pode ser realizado por transferência bancária.
Todos os números da 1.ª Série, editada entre 1982 e 1986, estão disponíveis em formato PDF e com acesso livre [ver Al-Madan impressa / Números editados].
A Al-Madan impressa só tem sido possível graças aos protocolos plurianuais celebrados no âmbito da campanha Vamos Manter a Al-Madan Impressa, nomeadamente com a Associação dos Arqueólogos Portugueses e as empresas Arqueohoje, Neoépica e do Grupo Dryas Octopetala, a que se juntaram os apoios pontuais da Câmara Municipal de Almada e da Câmara Municipal de Oeiras.
Entretanto, continua disponível o Mapa de Sítios Arqueológicos Visitáveis em Portugal que resultou do inventário nacional publicado na Al-Madan impressa n.º 20 (2016). Conta já com mais de 120 mil acessos na sua versão online, e pode ser consultado a partir desta ligação. Utilize-o e conheça melhor o Património arqueológico português, protegendo-o ao mesmo tempo, ao adoptar um código de conduta responsável.
O CAA agradece também informações de actualização dos arqueossítios inventariados, bem como as que permitam enriquecer o mapa com novos registos. Os contactos podem ser realizados por e-mail.
Almada, Julho de 2024