ALMEIDA, Rui Roberto de e JEREZ LINDE, José Manuel (2015) – “Ânforas "Carrot" em Avgvsta Emerita e La Vega: evidência de um consumo exótico (mas não singular) na Lusitânia interior”. Al-Madan Online. IIª Série. 19. Tomo 2 (Janeiro): 6-30.
Estudo sobre as ânforas “carrot”, a partir do achado de exemplares na cidade romana de Augusta Emerita (Mérida) e na villa de La Vega (Puebla de la Calzada, Badajoz).
Os autores sintetizam o estado da investigação relativamente a este tipo de ânforas, cuja designação se deve à forma cónica e frequentemente canelada, que faz lembrar uma cenoura. Apontam ainda pistas para a sua zona de produção, conteúdo, cronologia de fabrico, distribuição e consumo – fabricadas na região sírio-palestina, as ânforas “carrot” serviram o transporte de tâmaras ou outros “frutos exóticos”, integradas nos circuitos de exportação alto-imperiais (séculos I-II d.C.) que alimentaram o consumo de produtos orientais nos territórios interiores da Lusitania e noutras províncias ocidentais.
palavras chave: Época Romana; Ânforas; Ânforas “carrot”.