ÂNGELO, Maria João, GENEVEY, Agnès, ALFENIM, Rafael e SILVA, Pedro F. (2015) – “Arqueomagnetismo em Portugal: aplicações em Arqueologia”. Al-Madan Online. IIª Série. 20. Tomo 1 (Julho): 64-75.

 

Resumo

 

Apresentação do Projecto Regena, que associa a Arqueologia e a Geofísica num estudo da evolução secular da direcção e intensidade do campo magnético terrestre nos últimos milénios, através da análise da magnetização remanescente gravada em argila cozida, nas rochas vulcânicas e em sedimentos. O conhecimento dessa variação numa escala fina apresenta notáveis aplicações como método de datação arqueológica, desde que estabelecida com precisão a curva que a representa em determinada região.

Os autores sintetizam os fundamentos teórico-metodológicos da datação arqueomagnética e a sua aplicação em território português. Apresentam ainda os primeiros resultados de arqueointensidade obtidos em amostras cerâmicas datadas de ca. 360 d.C. provenientes do templo romano de S. Cucufate (Vidigueira), comparando-os com as curvas de referência europeias.

 

palavras chave: Arqueomagnetismo; Datação arqueomagnética; Metodologia; Cerâmica; Estruturas de combustão.

 

[voltar ao índice]