RIBEIRO, Ana (2017) – “Plano de Gestão e Valorização de Sítios e Monumentos Arqueológicos: um contributo para a salvaguarda do Património megalítico de Avis”. Al-Madan Online. IIª Série. 21. Tomo 2 (Janeiro): 33-42.
Apresentação das linhas gerais e das estratégias de intervenção do Plano de Gestão e Valorização de Sítios e Monumentos Arqueológicos do concelho de Avis, que pretende criar as bases para um modelo que articule a componente científica e as vertentes pedagógica, cultural e turística.
A primeira fase de execução deste Plano iniciou-se em Março de 2016, prolongar-se-á até 2018, e está orientada para o património megalítico. Desenvolve-se em paralelo com o projecto de investigação Território e Espaços de Morte da Pré-História Recente. Contributo para uma nova leitura do povoamento megalítico no concelho de Avis.
palavras chave: Pré-História recente; Megalitismo; Gestão do Património; Metodologia.