ALMEIDA, Luís; SILVA, António Santos; FIGUEIREDO, Cristiano; MOUTINHO, Sara; ANDREJKOVIČOVA, Slavka; VALE, Clara Pimenta do; VEIGA, Maria do Rosário; COSTA, Alice Tavares e VELOSA, Ana (2021) – “Argamassas e Ligantes do Mercado do Bolhão e Teatro Nacional de São João, no Porto: variabilidade e implicações para a sua reabilitação”. Al-Madan. Almada: Centro de Arqueologia de Almada. 2.ª Série. 24: 87-92.

 

 
Resumo

 

O Mercado do Bolhão (1917) e o Teatro Nacional de São João (1918), edifícios emblemáticos da cidade do Porto, são representativos de uma época arquitetónica influenciada pela École de Beaux Arts, marcada por uma transformação dos processos construtivos e no uso dos materiais de construção.

Os autores estudam as argamassas usadas nestes edifícios, no plano mineralógico e quanto à microestrutura e granulometria dos agregados utilizados. Contribuem, deste modo, para o conhecimento dos materiais que podem ser encontrados no Património edificado deste período, e para a definição de estratégias para a sua conservação.

 

palavras chave: Património; Materiais de construção; Reabilitação arquitetónica; Conservação e restauro; Século XX.

 

[voltar ao índice]