MONTEIRO, Alexandre e COSTA, Paulo (2021) –Notícia Preliminar da Localização e Identificação de um Afundamento da Grande Guerra na Barra de Lisboa: o Terje Viken (1916). Al-Madan Online. Almada: Centro de Arqueologia de Almada. 24 (1): 30-38. Em linha. Disponível em https://issuu.com/almadan.

 

A 17 de Abril de 1916, o cargueiro norueguês Terje Viken colidiu com um campo de minas colocado à entrada do rio Tejo pelo submersível alemão U73. Foi o primeiro navio afundado em águas portuguesas após a declaração de guerra que a Alemanha apresentara a Portugal no mês anterior.

Pesquisas em arquivo e junto da comunidade piscatória, combinadas com dados adquiridos por sistema sondador multifeixe e sonar de varrimento lateral, conduziram à localização e definição genérica de um destroço afundado ao largo de Cascais, a 70 metros de profundidade. As dimensões, os danos estruturais perceptíveis, a morfologia do navio, a sua localização e profundidade, levam os autores a crer estarem perante o Terje Viken.

 

Palavras-chave: Arqueologia subaquática; Naufrágio; Século XX; Análise documental; Recolha oral; Geofísica.

 

[voltar ao índice]