Simplício, Cândida; Sarrazola, Alexandre e Câmara, Luís (2022) – “O Vapor Ville de Victoria (1886): trabalhos arqueológicos para um programa de monitorização”. Al-Madan. Almada: Centro de Arqueologia de Almada. 2.ª Série. 25: 55-62.

 

 
Resumo

 

Apresentação dos resultados da avaliação ao casco do vapor Ville de Victoria, naufragado no Tejo, junto a Lisboa, em 1886, com vista à elaboração de um programa de monitorização. O estudo decorreu no âmbito do processo de Avaliação de Impacte Ambiental do Projecto de Modernização e Aumento da Eficiência Operacional do Terminal de Contentores de Alcântara.

A análise de fontes documentais relativas ao evento de naufrágio foi seguida da identificação dos processos naturais e antrópicos que determinaram a formação do contexto arqueológico e que interferem na sua estabilidade. Por fim, um levantamento com sonar multifeixe permitiu criar modelos batimétricos e 3D do contexto. Complementarmente, o trabalho de campo, em imersão, aferiu as condições de conservação do casco.

 

palavras chave: Arqueologia subaquática; Navio; Naufrágio; Século XIX; Conservação.

 

[voltar ao índice]