REIS, Mário; ALVES, Lara Bacelar; CARVALHO, Bárbara; CAETANO, Vera e CARDOSO, João Muralha (2022) –Uma Nova Rocha Gravada do Paleolítico Superior no Sítio da Faia (Vale do Côa). Al-Madan Online. Almada: Centro de Arqueologia de Almada. 25 (1): 9-16. Em linha. Disponível em https://issuu.com/almadan.

 

Os autores dão notícia do aparecimento de uma nova figura do Paleolítico Superior, gravada ao ar livre e em suporte granítico no vale do rio Côa, que vem enriquecer as manifestações artísticas declaradas Património Mundial pela UNESCO. Ocorreu no sítio da Faia, uma profunda garganta caracterizada por elevada monumentalidade paisagística, distinta no contexto local.

O número de rochas paleolíticas neste sítio sobe para três, com características estilísticas que indiciam uma diacronia entre os finais do Gravettense e o início do Magdalenense (20 a 18 mil anos atrás, aproximadamente). A nova rocha paleolítica confere um renovado interesse ao único local de geologia granítica com arte paleolítica conhecido no mundo.

 

Palavras-chave: Arte rupestre; Paleolítico superior; Vale do Côa.

 

[voltar ao índice]