GONÇALVES, Gerardo Vidal e PEREIRA, Dina (2022) –Alguns Marcos Graníticos da Ordem Militar de Malta no Território do Concelho de Sabrosa, Alto Douro Vinhateiro: primeiros resultados, evidências e enquadramento territorial. Al-Madan Online. Almada: Centro de Arqueologia de Almada. 25 (1): 156-168. Em linha. Disponível em https://issuu.com/almadan.

 

Apresentação de um conjunto de marcos em granito que evidenciam a implantação da Ordem Militar dos Cavaleiros de Malta no atual território do concelho de Sabrosa.

Os autores destacam a sua articulação com a paisagem, a morfologia e tipologia, bem como os grafismos neles aplicados. Procuram também estabelecer correspondências entre esses marcos de demarcação de território, presentes no terreno, e as informações documentais ou históricas já estudadas e publicadas.

São dez os marcos rupestres localizados até à data. Os motivos iconográficos ou epigráficos que ostentam permitem associá-los à demarcação regional de antigas comendas pertencentes às ordens religiosas e militares.

 

Palavras-chave: Idade Média (cristão); Ordens (religiosas e militares); Marcos (de delimitação); Iconografia; Epigrafia.

 

[voltar ao índice]