GONÇALVES, Gerardo Vidal e PEREIRA, Dina Borges (2022) –Pannonias na Alta Idade Média: o rio Douro, o Corgo e o Tua numa abordagem simplificada da Arqueologia da Paisagem. Al-Madan Online. Almada: Centro de Arqueologia de Almada. 25 (2): 38-47. Em linha. Disponível em https://issuu.com/almadan.

 

Abordagem exploratória da antiga pagus de Pannonias, circunscrição administrativa referida em documentação que recua ao período suevo (século VI), hoje repartida pelos concelhos de Vila Real, Sabrosa e Alijó. Território antigo, e limitado maioritariamente por caminhos e por elementos naturais como rios, montanhas e vales. Nele se situam alguns dos sítios arqueológicos mais interessantes da Península Ibérica, como o Santuário de Panóias e vários castros. Aí se estruturou também uma rede viária romana ainda por estudar.

Os autores recorrem a fontes documentais e históricas e usam informação cartográfica diversa para desenvolver modelos digitais de terreno, digitalização de dados em SIG e análises qualitativas e estatísticas.

 

Palavras-chave: Período Suevo-Visigótico; Idade Média; Arqueologia da paisagem; Análise documental.

 

[voltar ao índice]