GONÇALVES, Gerardo Vidal e PEREIRA, Dina Borges (2022) –S. Lourenço dos Francos (igreja e envolvência), Lourinhã: imagética de um arqueossítio complexo entre Olisipo, Scallabis e Eburobrittium. Al-Madan Online. Almada: Centro de Arqueologia de Almada. 25 (2): 68-81. Em linha. Disponível em https://issuu.com/almadan.

 

O sítio de S. Lourenco dos Francos (Lourinhã) é parcialmente conhecido desde a década de 1970, tendo o seu estudo sido retomado em 2022, na sequência da requalificação da envolvente da igreja com o mesmo nome. As evidências artefactuais identificadas, as referências documentais e históricas resultantes de diversos trabalhos e, sobretudo, os elementos arqueológicos integrados em construções mais recentes atestam uma ocupação que recua, pelo menos, à época romana.

Os autores recorreram à pesquisa bibliográfica e documental, à fotogrametria e à aerofotogrametria para desenvolver um modelo digital do terreno. A digitalização multidimensional permitiu também modelar a igreja e duas lápides romanas aí reutilizadas.

 

Palavras-chave: Arqueologia; Arquitectura; Igreja; Epigrafia.

 

[voltar ao índice]