DIAS, Vítor (2023) – “61 anos de Museu Monográfico de Conimbriga - Museu Nacional: um caso de estudo para a museologia portuguesa”. Al-Madan. Almada: Centro de Arqueologia de Almada. 2.ª Série. 26: 83-91.

 

 
Resumo

 

A historiografia do Museu Monográfico de Conimbriga, criado em 1962 e posteriormente classificado de Museu Nacional, acompanha a evolução metodológica da investigação arqueológica e da museologia portuguesas. Nesses 61 anos, através do conhecimento científico e do reconhecimento internacional, desenvolveu-se um especial sincretismo cultural entre o museu e o território, onde ambos são essenciais para a identidade do outro e do todo.

É neste contexto de comunhão que se reflete sobre a missão do Museu, entretanto renovada com o contributo de diversas gerações. Projeta-se o futuro e a museologia de um sítio arqueológico que está na origem de um museu, o qual, por sua vez, salvaguarda um campo arqueológico em progresso.

 

palavras chave: Musealização de sítios; Museologia; Arqueologia; Conservação; Conimbriga.

 

[voltar ao índice]