DIAS, Diogo Teixeira (2023) “A Interpretação Virtual da Fortificação dos Açores: o caso do Forte do Tagarete”. Al-Madan Online. Almada: Centro de Arqueologia de Almada. 26 (1): 101-110. Em linha. Disponível em https://issuu.com/almadan.

 

Este trabalho, elemento final da avaliação do mestrado em Virtualização do Património na Universidade de Alicante (Espanha), pretende recriar o Forte do Tagarete na primeira metade do século XVIII. Localizado em Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel, arquipélago dos Açores, o forte está parcialmente desaparecido. A virtualização visa criar elementos digitais que possibilitem a perceção visual da estrutura já inexistente, mas da qual há registos cartográficos e indícios arqueológicos, considerando também a sua envolvente social, económica e ambiental.

Foram seguidos os ‘Princípios de Sevilha da Arqueologia Virtual’ e as boas práticas no setor, através de uma metodologia replicável para as restantes fortificações e outras estruturas militares da Região Autónoma dos Açores.

 

Palavras-chave: Património; Século XVIII; Fortalezas; Recriação virtual; Açores.

 

[voltar ao índice]