PEREIRA, Franklin (2023) - “Os Frontais de Altar em Guadameci nas Igrejas de Picanceira, Murfacém e Miragaia”. Al-Madan Online. Almada: Centro de Arqueologia de Almada. 26 (2): 93-98. Em linha. Disponível em https://issuu.com/almadan.
Depois da Reconquista dos territórios da Península Ibérica sob domínio islâmico, o recurso à técnica do couro dourado/guadameci expandiu-se na Cristandade, para criar cobertas de parede, almofadas, frontais de altar e pinturas devocionais.
A partir do século XVII, graças a artífices de origem portuguesa, nos Países Baixos iniciou-se uma produção acelerada de rectângulos em couro dourado com relevo criado por prensa, requerendo novos padrões barrocos e rococó, exportados para muitos países. Portugal também recebeu exemplares dessa manufactura repetitiva, transformados em biombos, estofos e frontais de altar, como é o caso dos frontais das igrejas de Picanceira (Mafra), Murfacém (Almada) e Miragaia (Porto), agora em estudo.
Palavras-chave: Património; Artes decorativas; Couro; Igreja; Arquitectura de interiores.