ALMEIDA, Miguel; SANCHES, Maria de Jesus e CORGA, Mónica (2024) – “Castelo dos Mouros (Cadaval, Murça): muralhas, moedas e muitas dúvidas por resolver”. Al-Madan. Almada: Centro de Arqueologia de Almada. 2.ª Série. 27: 34-43.

 

 
Resumo

 

Visando valorizar o Património cultural de um amplo território transfronteiriço, entre Murça (Portugal) e Monterrei (Espanha), o projecto TSF - Territórios Sem Fronteiras prevê intervenções arqueológicas em sítios-chave, dos quais se destaca o Castelo dos Mouros do Cadaval. Trata-se de um povoado entrincheirado num esporão sobre o rio Tinhela, com ocupação desde a Idade do Ferro, que preserva ainda imponentes estruturas defensivas. Localmente conhecido como sítio de caça aos tesouros, dele saíram milhares de moedas romanas para colecções privadas, algumas hoje integradas em acervos museológicos.

Paradoxalmente, este sítio crucial para a compreensão da presença romana na região nunca mereceu a devida atenção da comunidade científica. O projecto TSF pretende promover esta reconciliação a partir de trabalhos de terreno iniciados em 2024. Este artigo reporta o início deste processo.

 

palavras chave: Arqueologia; Fotogrametria; Geofísica; Época Romana; Idade do Ferro.

 

[voltar ao índice]