PACHECO, Susana; SANTOS, Joel; CASIMIRO, Tânia; CARVALHO, Daniel; CORDEIRO, José Manuel Lopes e BRUM, Patrícia (2024) – “Entre Imagens e Fragmentos: uma reflexão comparativa entre fotografias e cerâmicas na Arqueologia”. Al-Madan. Almada: Centro de Arqueologia de Almada. 2.ª Série. 27: 60-68.

 

 
Resumo

 

O que têm em comum uma fotografia e um artefacto arqueológico como, por exemplo, uma cerâmica do século XVII? Enquanto ninguém duvida da natureza arqueológica da segunda, a primeira é sempre vista como um tipo de registo e não como um artefacto. Este artigo pretende debater, recorrendo a opiniões de diversos autores com formação em Arqueologia e Património, o papel dos objectos fotográficos enquanto artefactos arqueológicos, destacando as suas semelhanças com artefactos tradicionais.

Delineiam-se e rebatem-se argumentos que ressaltam a importância de uma análise holística das fotografias, considerando os seus aspectos visuais, materiais e contextuais, sempre numa analogia entre a produção, a circulação e o impacto das mesmas quando comparadas a outros objectos, nomeadamente as cerâmicas.

 

palavras chave: Teoria arqueológica; Cultura material; Fotografia; Cerâmica.

 

[voltar ao índice]