SILVA, Francisco (2024) – “Capela de São Tomás de Aquino da Quinta da Torre, em Caparica: o mau estado do Património”. Al-Madan. Almada: Centro de Arqueologia de Almada. 2.ª Série. 27: 160-164.

 

 
Resumo

 

Reflexão em torno da Capela de São Tomás de Aquino, integrada na Quinta da Torre, em Caparica, Imóvel de Interesse Público desde 1996 e um dos poucos exemplos da arquitetura seiscentista de estilo manuelino no município de Almada.

Após breve enquadramento histórico do monumento, o autor detalha as incidências mais relevantes dos últimos 50 anos, contados a partir da expropriação da Quinta da Torre para instalação do Campus da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

E conclui que a recuperação e restauro da Capela de São Tomás de Aquino, bem como dos restantes elementos edificados associados à Quinta da Torre, deveria ser um imperativo no sentido da valorização do Património Construído almadense.

 

palavras chave: Património; História Local; Capelas; Gestão do Património.

 

[voltar ao índice]