GAMEIRO, Cristina (2024) - “Time Goes By So Slowly... e a Arqueologia Preventiva e a Investigação Académica, (Continuam) uma Indesejável Dicotomia?. Al-Madan Online. Almada: Centro de Arqueologia de Almada. 27 (1): 89-97. Em linha. Disponível em https://issuu.com/almadan.

 

Artigo que aborda os conceitos de Arqueologia preventiva e de Arqueologia de investigação, defendendo a obtenção de melhores resultados quando as empresas se articulam com as universidades. No caso de estudo, é referida a colaboração entre o projeto Paleorescue e a empresa Neoépica, Lda - Arqueologia e Património, no quadro da escavação da ocupação de Pré-História antiga da Parcela A da Unidade de Execução de Entrecampos (UEE), em Lisboa.

Esta interação permitiu aplicar metodologias e, com o apoio da tutela, reivindicar financiamento para análises complementares junto do promotor da obra. A colaboração entre empresas e Academia é frequente, mas na maioria dos outros casos resume-se ao estudo dos materiais numa fase pós-escavação.

 

Palavras-chave: Arqueologia preventiva; Arqueologia empresarial; Universidades; Metodologia; Pré-História antiga.

 

[voltar ao índice]