GASPAR, Vanessa (2026) - “A Arqueologia na Reabilitação Urbana: o caso da Torre do Relógio, em Amareleja”Al-Madan Online. Almada: Centro de Arqueologia de Almada. 29 (2): 85-93. Em linha: disponível em https://doi.org/10.5281/zenodo.20847358 e https://issuu.com/almadan.

 

Apresentação de resultados do acompanhamento arqueológico da empreitada de requalificação do imóvel denominado de Torre do Relógio, na vila da Amareleja, em obra promovida pela Câmara Municipal de Moura.

Embora o edifício não se encontrasse abrangido por qualquer proteção patrimonial, o trabalho arqueológico foi solicitado pelo município, dado o conhecimento da utilização da zona como cemitério.

Foram exumadas 17 inumações primárias e uma deposição secundária, e balizou-se a utilização do espaço como necrópole por um período de 31 anos, entre 1838 e 1869.

Palavras-chave: Arqueologia urbana; Antropologia biológica; Século XIX; Necrópole; Gestão do Património.

 

[voltar ao índice]